quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aquela coisa estranha que começa com a... Amizade!

      Existem milhões de belos textos, poemas, canções, histórias e relatos sobre amizade. Dos mais belos escritores e artistas, e dos não tão belos assim. E houve até mesmo quem com uma foto conseguiu traduzir sua essência. O que mais eu poderia dizer? Nada. Nada seria tão inspirador e tocante quanto tudo o que já foi dito antes. E mesmo assim pessoas continuam tentando escrever e falar sobre isso no mundo inteiro, o tempo todo. É que falar de amizade é algo que acalenta o coração, pois quem não se sente a cada dia grato pelas pessoas que pode chamar de amigo, perde todos os dias algo que ajuda tudo isso a valer a pena.
      Hoje eu não quero contar história nenhuma. Dessa vez eu só queria expressar minha gratidão por todos os que estão ao meu lado (fisicamente ou não) fazendo dos meus dias, dias mais leves. Nosso fardo é pesado, e tem hora que dá vontade de desistir. Tem hora que dá vontade de chorar ou de sair correndo. De chutar tudo ou de se esconder do mundo embaixo do tapete da sala. Cada um tem um jeito de agir quando está cansado, mas todos, ocasionalmente, se cansam. E nessas horas faz toda a diferença perceber que não está sozinho no seu problema, no seu mundo ou na sua canseira. É muito bom receber um cutucão de quem te olha com amor e diz "vamô lá! vamô lá!". Se você não tem pessoas assim ao seu lado, não sabe o que está perdendo.
      Eu posso me gabar e encher a boca pra dizer que tenho alguns amigos assim. Poucos, e cada vez menos. Mas sempre, e cada vez mais, verdadeiros. E o melhor dos meus amigos é que eles são completamente diferentes uns dos outros. Antes eu tentava eleger o "tipo mais proveitoso" de amigo. E foi assim que eu percebi que todos eles são essenciais em suas diferenças. É como se eles se complementassem para formar algo maior, e eu sou a Magali das amizade, gulosa, não quero excluir nenhum. Não enquanto eles mereçam ficar. Porque amizade é uma conquista que precisa ser cultivada sempre.
      Sempre tem aquele amigo mais besta com quem você gasta horas falando bobagem. Ele conhece suas piores histórias e você conhece as dele. Todas as desgraças, de repente, se tornam engraçadas em uma conversa entre vocês. E tem dias em que você não vê a hora de encontrá-lo só pra jogar conversa fora.
       Tem aquele amigo mais perdido, mais confuso, que precisa falar pra organizar as ideias e fica falando o tempo todo sobre os mesmos assuntos enquanto está apenas tentando se encontrar. Ele é tão especialista em andar em labirintos que, quando você estiver meio perdido também, ele com certeza vai te ajudar a andar pelos corredores da sua dúvida até encontrar a saída.
      O amigo mais duro que finge não se importar tanto com suas crises pra ver se assim você desiste delas, se levanta e segue em frente. Ele pode até fingir, mas qualquer grito mais forte seu, ele vai ser o primeiro a chegar pra socorrer. 
      Não dá pra esquecer daquele amigo que ignora suas fraquezas e acredita em você, mesmo quando você mesmo não bota tanta fé em si mesmo. E aí ele te dá um gás incrível e sua força de vontade é tanta que você acaba contagiado e, quando vê, também passa a acreditar e se desenvolver.
      Tem aquele amigo que está sempre atento a cada necessidade sua, mesmo quando você acha que ninguém notou. Quando começar a brotar aquela primeira lágrima de dentro do coração, ele já vai estar com o lenço do seu lado, esperando ela cair. Quando te der vontade de rir, ele já vai estar gargalhando. Esse é bom pra te ajudar a se entender e a seguir em frente pelo caminho que você realmente quer, ali no fundinho do seu ser.
       O amigo que conhece a tristeza escondida em cada sorriso, a incerteza escondida em cada olhar, a boa intenção escondida atrás de cada falta, a vontade de morrer de rir escondida em cada cara séria. Enfim, o amigo que conhece você, mesmo quando está escondido atrás de qualquer outra coisa. E te entende, te aceita e te ama assim mesmo. O que te ajuda a também fazer o mesmo por você.
      Existem amigos diversos. Cada um te ama de um jeito, cada um demonstra de uma forma e a maioria deles não mediria esforços por você. E isso é o que é legal na amizade. É a parceria, a cumplicidade, a disposição, a lealdade. É sentir tudo isso no olhar, no colo, no abraço. É cada conversa, cada segredo compartilhado e guardado, cada plano infalível elaborado, cada história dividida e vivida. Cada choro que virou risada. Cada gargalhada que acabou em lágrimas. Cada confidência. Cada programa de índio que acabou sendo muito divertido. Cada frustração. Resumindo, é cada coisa vivida com alguém. É saber que não está sozinho. Mesmo quando você se tranca no quarto deprimido e diz que não quer ver ninguém, é saber que ele vai estar ali. E no fundo, torcer pra que realmente esteja.
      Amizade é isso. É tudo. É um pouco de cada coisa que eu não disse. É o todo que se sente. Um amigo é um irmão que a gente escolheu, e todas essas outras coisas que a gente já ouviu. É ter quem te ofereça um copo de água pra refrescar o calor do dia.
      Amigo é aquele com quem para ter um bom dia junto não é preciso nada mais do que duas cadeiras. E, as vezes, nem das cadeiras precisa.
    Obrigada a todos os meus amigos. De todos os tipos. Os de longe e os de perto. Sem vocês o meu mundo já teria desmoronado há muito tempo. 
      Sinceramente.


Faith On Lizards Restored

(Gostei desse negócio de colocar imagem. Acrescentei uma ao post passado e meio que deu um tchan! rs)

2 comentários:

  1. Ownti! Fer, como sempre tu consegue escrever e colocar todo teu sentimento. Muito bem escrito esse teu texto. Consiguiu expressar a amizade da melhor forma. Minha amiga magali. Ja dizia o poeta: " Amigo agnt nao faz, reconhece-o!" bjaum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha owwwn, brigadaaa, Lilah!!! =D Graças a Deus eu te reconheci! E foi bem isso mesmo.. Não precisou de muito não né? Foi só se reconhecer hahaha Duas doidas perdidas! E assim nasceu uma grande amizade!

      Excluir